2º Encontrar(-TE) 22 e 23 de novembro

No passado fim-de-semana, 22 e 23 de novembro, realizou-se mais um encontro de formação do Grupo Missionário João Paulo II.

“A cultura ao serviço da sabedoria, a sabedoria ao serviço da cultura” foi o pontapé de saída para colocarmos em prática o tema abordado no encontro passado - o dom da sabedoria.
Iniciámos o nosso encontro com uma visita ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, onde a cultura, sabedoria e religião estão intimamente ligadas. Transportados à época de Cristo, fomos viajando pela sabedoria dos tempos até à atualidade, num despertar de sentidos para o mundo que nos rodeia. Agradecemos toda a atenção com que fomos recebidos, demonstrando também neste ponto serem um rosto de Deus vivo no meio dos homens.
De volta à nossa morada, Sta Justa, seguimos a nossa reflexão com uma oração que nos levou a conhecer melhor Chiara Luce Badano, uma jovem que conquistou sabedoria ao trabalhar os seus sentidos numa busca a Deus.

Este reencontro familiar terminou, como é habitual, com a Eucaristia seguida de almoço para retemperar as nossas forças espirituais e físicas. Isto, depois de termos concluído o aprofundamento do dom da sabedoria e sermos desafiados a ser sábios todos os dias.
Destes dois dias levamos a certeza de que a sabedoria é um dom de Deus que deve ser trabalhado, repensado, vivido e amado e que, se colocado ao serviço do outro, chega ao seu total sentido.


"Há três métodos para ganhar sabedoria:
 primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; 
segundo, por imitação, que é o mais fácil; 
e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." 
Confúcio

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010