7º Encontrar-(Te) 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro

Neste nosso último Encontrar-(Te), mergulhámos num novo dom do Espírito Santo: o Conselho. Tal como nos diz o Papa Francisco, este é o “dom com que o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho”.
Sabendo que Deus também nos fala “através da voz e do testemunho dos irmãos”, ao longo dos dois dias de encontro, procurámos tornar-nos mais capazes de “fazer luz” no coração dos que nos rodeiam e ajudá-los a “reconhecer a vontade do Senhor” através dos conselhos que lhes transmitimos. 
Começámos por participar na sessão de catequese do 1º volume da Paróquia de Condeixa onde, através da mímica e do desenho, ajudámos as crianças a descobrir quais as atitudes que Jesus espera de cada um de nós. Após uma conversa animada, repleta de olhares cúmplices e risadas, tivemos a oportunidade de participar na eucaristia com as crianças e a comunidade dessa paróquia.


Procurando pôr de parte “a nossa lógica pessoal, ditada na maioria das vezes, pelos nossos fechamentos, pelos nossos preconceitos e pelas nossas ambições”, e entrando cada vez mais na lógica de Amor de Jesus, fomos desafiados a colocarmo-nos no lugar da “Carlota”, uma personagem imaginária com uma vida repleta de dilemas que tentámos solucionar.


 
Já no domingo, tivemos um momento de oração dedicado ao conhecimento de Santa Clara de Assis, onde fomos convidados a identificar aspetos da nossa vida que não são essenciais e que nos afastam da simplicidade, da pobreza e do amor.
Terminámos o nosso encontro na Estação de Comboios - Coimbra B, onde distribuímos conselhos de alguns dos santos que marcam as nossas vidas e que despertaram sorrisos de espanto e agrado nas pessoas que os receberam.


Para as próximas semanas, fica o desafio de colocar o dom do conselho a render. Como? Começando por entrar na intimidade com Deus através da oração, abrindo espaço ao Espírito Santo para que nos aconselhe e nos ajude a aconselhar.Mas será que estamos à altura do desafio? Seremos capazes de aconselhar? Quando sentirmos receio e hesitarmos, voltemos às palavras de S. Mateus: “Não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar nem com o que haveis de dizer: naquele momento, ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós” (Mt 10, 19-20).
Bárbara Leitão

0 comentários:

© Copyright Grupo Missionário João Paulo II

Todos os direitos reservados 2010